Mais notícias

Geral | 27/02/2014 | 10:03

Aulas para a terceira idade

O primeiro dia letivo da UNIT (Universidade da Terceira Idade) neste ano, aconteceu na quarta-feira (26), no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc.

As amigas Cleide Mota (64) e Roseli Sini (61) se reencontraram, no primeiro dia de aula da UNIT.


 

Da Redação

Giuliano Pedroso

 

            A Universidade da Terceira Idade (UNIT), oferecido pela Unoesc de Joaçaba, apresentou as atividades que ocorrerão neste ano, aos cerca de 50 novos alunos agora da segunda turma, que hoje ultrapassa os 150 homens e mulheres que poderiam ser muito bem nossos avôs e avós.

 Pessoas que mesmo após os 60 anos, decidiram voltar a estudar. “Foi uma necessidade de ocupação para não perdeu o ritmo. Eu estou achando ótimo. Você conhece pessoas, viaja, aprende coisas novas, convive com pessoas da sua idade. São encontros que vamos levar para o resto da vida”, declarou Cleide Mota, de 64 anos, uma senhora de sorriso alegre, com muita disposição para falar e entusiasmo em estar na chamada terceira idade. Cleide participa do segundo semestre das aulas.

A primeira aula da UNIT, aconteceu na tarde de quarta-feira (26), no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc de Joaçaba. Depois das boas-vindas, a turma acompanhou a uma palestra com a psicóloga Marilda Soccol, com o tema “Os Desafios da Terceira Idade”. “O idoso tem diversos desafios. Saúde, bem estar, relações sociais no sentido deles perceberem que eles têm muita vida ainda. Todos os grupos sociais quando eles se encontram, eles têm troca para fazer, é isso que queremos demonstrar dessa formação. Independentemente da idade você tem muita troca para realizar”, comentou a psicóloga.   

Para Lorena Zanellelato, coordenadora da UNIT, os cursos ajudam a aprimorar e em outras situações desenvolver habilidades que muitas vezes acabam esquecidas quando a pessoas passa a fazer parte do grupo de terceira idade.  “É um curso específico, para as pessoas da terceira idade. Aceitamos pessoas acima dos 50 anos. Eles têm aulas de arte, nutrição, saúde, atividades físicas, história de Santa Catarina, informática, eles fazem viagens de estudos. A Unoesc tem o compromisso regional. Temos várias cursos de extensão para idosos”, explicou a coordenadora.

Quem comemorou o encontrou foi a aposentada, Roseli Sini de 61 anos. Com apenas formação no antigo segundo grau, hoje Ensino Médio, voltou para a sala de aula com o incentivo dos filhos e querendo conhecer mais sobre a terceira idade. E reencontrou a amiga Cleide Mota. “Eu queria fazer alguma coisa diferente. Ter convivência com pessoas diferentes. Para sempre aprende mais alguma coisa. Gosto de informática e não importa a idade em primeiro lugar sempre o estudo”, enfatizou Roseli, uma das novas alunas do grupo de terceira idade.  

 

Fotos: Giuliano Pedroso/JDV

 

Comente