Mais notícias

Segurança | 06/04/2017 | 10:17

Dia da Família na Escola ocorre neste sábado na região Centro Oeste

Segunda edição do evento acontece em todo estado neste dia 08 de abril. Objetivo é estimular a participação dos pais na educação dos filhos.

Fotos: Divulgação

 

 

Com uma programação diversificada, a segunda edição do Dia da Família na Escola, tem o objetivo de fortalecer a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

A ação ocorre neste sábado dia 8 de abril em todo estado de Santa Catarina. A atividade já é prevista no calendário da rede de ensino e nesse ano tem como temática o professor. A ação conta com a adesão das escolas da rede estadual e do Sistema S que sistematizam e unificam uma programação para atrair os familiares dos estudantes.

 

Na região de atuação da vice-presidência do Centro-Oeste, são previstas palestras, oficinas, exposição de trabalhos, atividades culturais e recreativas, além da tradicional mateada.

 

Participam do evento as escolas estaduais: Escola de Educação Básica José Cesário Brasil de Celso Ramos; E.E.B Antônia Corrêa Mendes, E.E.B Henrique Rupp Júnior; E.E.B Heriberto Hülse, E.E.B. Professor José Faria Neto; E.E.B Cel Gasparino Zorzi e EEF. RAFAEL DAL PAI em Campos Novos; E.E. B. Major Cipriano Rodrigues de Almeida de Zortéa; E.E.B Marino Pisani, de Monte Carlo e E.E.B Prefeito Augusto Carlos Stefanes de Brunopolis. Ainda a E.E.B São José E.E.B Odilon Fernandes de Herval d’ Oeste, E.E.B Irmã Wienfrida de Catanduvas, E.E.B Celso Ramos de Joaçaba e E.E.B Ruth Lebarbechon de Água Doce.

 

“É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escola”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.

A iniciativa é do Movimento Santa Catarina pela Educação, cuja proposta foi aceita e aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, que a transformaram em lei. A primeira edição do Dia da Família na Escola foi celebrada em abril de 2016.

Um dos estímulos à realização do Dia da Família na Escola é pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

O vice-presidente da FIESC para a região o Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana,  destaca que acompanhar a vida escolar dos filhos dentro e fora da sala de aula é fundamenta. “O dia da Família na Escola vem concretizar o desejo de um maior acompanhamento dos pais em toda a trajetória escolar das crianças e adolescentes. É nesta formação de valores que se complementam e fundamentam importantes decisões para a vida”, disse. “O acompanhamento da família é importante para melhorar o desempenho dos alunos e para que todos entendam que a formação de cidadãos conscientes é dever tanto da escola como da família. Como este ano a temática do Movimento é o professor, que esta seja uma oportunidade dos pais se aproximarem destes profissionais, se colocando à disposição para colaborar na educação e aprendizagem de seu filho”.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

 

Confira a programação da região Centro Oeste

 

Senai Luzerna

Horário: 14h às 18 h

Local: SENAI em Luzerna

 

-Oficina de Ovos de Chocolate

-Oficina de Costura (confecção de Pano de Prato)

-Oficina de Eletricista Residencial

-Oficina “Dicas de Mecânica de Automóveis”

-Oficina de Auto maquiagem

-Campeonato de Pênalti

-Mesa Redonda “Educação de Filhos”

-Aferição de Pressão Arterial

-Mateada

 

 

SENAC

Local: Unidade do SENAC

09h às 12h - Aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e verificação de HGT – Apresentação do simulador de envelhecimento

 

09h às 12h - Técnicas de massagem: Quick massage e orientações.

 

09h às 12h - visita guiada pela unidade e laboratórios         

 

13h às 18h - Aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e verificação de HGT. Apresentação do simulador de envelhecimento - Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, parceria com o SESC

 

13h às 18h - Técnicas de massagem: Quick massage e orientações - Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, parceria com o SESC

 

SESI

Palestra com a Secretaria da Educação: A importância da participação dos pais na escola - Auditório Sesi - Noturno - 13/04

 

Dia da Família Maker na Escola  - Salas de aula - matutino - 08/04

 

Apresentação Piano e bingo - Escola Estadual          - Noturno - 13/04

Fonte: Nativa Comunicação Integrada
Comente