Mais notícias

Esporte | 20/10/2014 | 10:35

Regional Centro Oeste acontece em Joaçaba e Herval d’ Oeste até a próxima quarta-feira

Cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira (17) e competição já tem vencedores.

Trinta e três delegações participaram da cerimônia.

Pela primeira vez, Herval d’ Oeste sediou uma cerimônia de abertura da etapa Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). A abertura do evento esportivo aconteceu no Centro de Eventos Oscar Mello, o “Oscarzão” na noite da última sexta-feira (17) em Joaçaba. Esta é a quarta vez que as cidades coirmãs recebem o evento.

Além do tradicional desfile das delegações, a noite teve ainda apresentação de danças com a participação de estudantes locais e o acendimento da pira olímpica por meio da atleta de bocha Maiara Brunoni. O ponto alto foi a participação do cofundador dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e comendador do esporte Rudy José Nodari entrando com o fogo simbólico. Ao erguer a tocha em direção aos quatros cantos do ginásio foi aplaudido por todos, que reverenciaram toda a sua história no esporte catarinense, já que “seu” Rudy auxiliou Arthur Schlosser na criação dos Jasc, em 1960. Com 85 anos, ele participou de todas as edições dos JASC.

Coube ao joaçabense Bruno César Cardoso, atleta do handebol, a honra de proferir o juramento do atleta.

Nos discursos das autoridades, o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, enalteceu a capacidade de Joaçaba e Herval d’Oeste em realizar grandes eventos esportivos em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fesporte. Agradeceu também ao governador. “Quero agradecer ao governador Raimundo Colombo pelo auxílio que tem dado ao esporte catarinense e pela oportunidade que tem me dado em gerenciar este processo. Raimundo Colombo tem sido parceiro do esporte em todos os momentos. Além das equipes e treinadores que não medem esforços durante a competição”, ressaltou Kowalski.

O prefeito anfitrião de Herval d’Oeste, Nelson Guindani, enfatizou em seu discurso que o esporte promove integração entre os jovens. “As equipes se dedicam e querem participar da maior competição de Santa Catarina que é o JASC, dando bom exemplo. É um orgulho para Herval d’ Oeste sediar novamente as disputas”, disse Guindani, salientando que os municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, tem o compromisso de realizar a edição 55º dos JASC em 2015, e devem articular no início do próximo ano as questões de praças esportivas e estrutura para uma boa representação.

Jorge Ronaldo Pohl, secretário de desenvolvimento sustentável da indústria e da agricultura de Joaçaba, representando o prefeito Rafael Laske, disse que o município está muito honrado em sediar um evento tão grandioso, como são os Jasc, em parceria com Herval d’Oeste.

Nelci Fátima Bortoloni, secretária de desenvolvimento regional de Joaçaba, elogiou a parceria entre os municípios-sede e a Fesporte em realizar um evento como uma etapa regional dos Jasc, que congrega mais de mil atletas de 32 municípios.

Ao fim do evento, houve a primeira disputa da competição, uma partida de futsal feminino entre as equipes de Herval d’ Oeste e Pinheiro Preto.

Disputas

Em quatro dias de disputas na Regional Centro-Oeste da 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Joaçaba e Herval d’Oeste a disputa já possui vencedores. A competição que dará ao campeão e ao vice de cada uma das modalidades a vaga na fase estadual dos Jasc, de 15 a 25 de novembro, em Itajaí.

Bolão

O campeão do bolão 23 masculino foi conhecido na tarde do domingo (19), e foi o time da casa, Herval d’Oeste conquistou o primeiro lugar na disputa com a passada final de 1398 pinos, seguido de Santa Cecília com 1396.

Futebol

Ainda no domingo, Rio do Sul surpreendeu Lontras, no futebol vencendo por 1 a 0 o jogo, sendo campeão do futebol e empurrando Lontras.  Rio do Sul venceu o futebol com uma campanha de três vitórias, além do 1 a 0 da final venceu também Joaçaba por 1 a 0 e Lages por 2 a 1. Joaçaba terminou a competição em segundo lugar na classificação e se garantindo na etapa estadual dos Jasc, após a vitória de 2 a 0, neste domingo, diante de Lages.

O fato curioso é que Joaçaba não treinou para a competição e o time foi montado às pressas pelo técnico Mazinho. Mesmo assim fechou sua participação com a vaga garantida para os Jasc em Itajaí pelo segundo lugar, após as vitórias sobre a favorita Lontras (1 a 0) e Lages (2 a 0) e apenas uma derrota, para Rio do Sul (1 a 0), na primeira partida do torneio.

Basquete

No basquete masculino Videira honrou sua condição de favorito e venceu a modalidade. Foram três jogos e três vitórias. A última neste domingo sobre Rio do Sul: 67 a 57. Os riosulenses fecharam sua participação em segundo lugar e Lages em terceiro.

Vôlei

O domingo também definiu o campeão do vôlei feminino e o título ficou com Lages que fez 3 a 0 na final com Curitibanos, com parciais de 25/9, 25/15 e 25/21. O município de Iomerê ficou com a terceira colocação, definida no dia anterior.

Bocha

No início da noite deste domingo foi definido o título da bocha masculina. A briga estava entre Presidente Getúlio, Água Doce, Luzerna, Campos Novos, Ouro e Capinzal. Mas no fim a conquista foi de Capinzal que venceu na final a Presidente Getúlio por 2 a 1, que ficou na segunda colocação. Os capinzalenses perderam no trio, mas venceram no individual e na dupla.

Formaram o time campeão de Capinzal Diogo Gaideczka, Guilvane de Mello, Wagner dos Santos e Wagner Grassoti. Luzerna ficou com a terceira colocação do torneio.

Ainda estão em jogo os títulos do futsal, bolão 23, vôlei masculino, basquete, handebol, além da bocha feminina.

A etapa regional Centro-Oeste dos Jasc prossegue até dia 22. O evento tem a participação de 1.100 atletas de 33 municípios. Até lá serão conhecidos os campeões do masculino e feminino do futsal, vôlei, bolão 23, bocha, além do masculino do basquete, futebol, basquete e handebol.

 

Fotos: Paula Patussi/ASCOM - Prefeitura de Herval d' Oeste

 

 

Fonte: Da Assessoria de Imprensa
Comente